O que levar em conta no acondicionamento de tempero

O acondicionamento de temperos, sais e especiarias exige embalagens que assegurem a sua conservação. Fatores externos como calor, umidade, luz, exposição ao oxigênio e com embalagens que contenham substâncias que ultrapassam elas, modificam o sabor e o aroma desses materiais.

Esses fatores podem levar os produtos a mofar, empedrar, se decompor mais rapidamente, perder sua potência, características e propriedades, até chegar ao ponto de ser descartado, antes mesmo do término do prazo de validade.

Para assegurar a vida útil, primeiro precisamos compreender que as características dos produtos são distintas e cada tipo de produto exige um tratamento e armazenamento diferente. Ervas e temperos frescos, por exemplo, que foram produzidos de forma natural e não possuem conservantes como: salsinha, cebolinha, coentro, manjericão, folha de louro e orégano, normalmente são armazenados em geladeira e até mesmo congelados.

É um excelente método congelar esses produtos, pois assegura ainda mais a validade. Higienizar esses produtos, separar em pequenas porções e congelar, torna o processo mais assertivo.

As especiarias em pó ou secas, como canela, páprica, açafrão, cominho, cúrcuma e outros, foram desidratadas antes de chegar nas prateleiras dos mercados. Nesses casos, a geladeira deve ser dispensada para assegurar as suas propriedades de sabor e textura.

Nossas embalagens contribuem com o armazenamento desse tipo de produto, pois, asseguram que a umidade acesse o produto, que também deverá ser protegido do calor excessivo.

Existe também grande variedade de sais disponíveis no mercado, o sal é um produto higroscópico. Higroscopia é a propriedade que certos materiais possuem de absorver água, cuja etimologia está na composição dos radicais gregos higro (hugrós, \”úmido”, “molhado”) e scopia (skopéō, “ato de ver”). Inclusive, ele é utilizado para reduzir a umidade de ambientes, se deixado em locais úmidos.

Os sais grossos são mais higroscópicos ainda, e quando entram em contato por muito tempo com o ar, eles até se dissolvem, chegando a liquefazer. Para remover a umidade de sais, siga essa dica, coloque-o em um recipiente e leva ao micro-ondas, por 10 a 20 segundos. O micro-ondas absorverá a umidade e deixará o sal soltinho e sequinho novamente.

Uma outra dica para conservar o sabor e manter o sal bem sequinho, é despejar em uma bandeja ou tabuleiro, levar ao forno até torrar levemente e guardar em um recipiente seco e bem fechado, mantenha sempre longe da umidade. Nossos recipientes para sair são pensados e produzidos para preservar as propriedades dos sais.

As pimentas, seja na versão em grãos, moída, molho ou conserva, precisam ser armazenadas em recipientes bem fechados, que não as deixem em contato com micro-organismos do ambiente. Já as pimentas frescas devem estar longe do calor, luz e umidade excessivos. Para todos os casos, armazenar em locais arejados.

Seguindo as nossas recomendações, em média, os temperos e especiarias vão ter uma validade definida que poderá variar de acordo com o ingrediente, mas existe um tempo médio para a durabilidade segundo a característica do produto, desde que bem conservado. As ervas secas e as especiarias em pó costumam durar aproximadamente um ano.

Os temperos inteiros, como canela em pau, pimentas em grãos, cravo-da-índia e etc., duram em torno de 3 anos. Já os sais contam com durabilidade indefinida e o que vai levar em conta, se será maior ou menor o tempo de durabilidade, é a preservação e proteção da umidade do ar.

Temos uma linha completa de frascos para temperos, pimentas, sais e especiarias para transformar sua linha de produtos e assegurar o sabor e as propriedades de cada produto com segurança e inovação! Desenvolva seu projeto de frascos para temperos, sais, condimentos e especiarias com a Henriplast!

Carrinho de compras
Scroll to Top
Rolar para cima