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Quando falamos em marketing sensorial, nosso objetivo é abordar uma área que estuda os 5 sentidos do consumidor (olfato, visão, tato, paladar e audição) e como o consumidor reage fisicamente mediante qualquer compra que ele realize.
De posse desse conhecimento, é possível trabalhar no desenvolvimento de produtos para que as campanhas, o produto e a abordagem o influenciem para a efetivação da compra. No marketing sensorial são trabalhadas percepções e associações neurais, que irão remeter a lembranças, e estas por sua vez, trazem emoções ao consumidor.
Um dos objetivos desse trabalho é transformar a compra em uma experiência marcante e envolvente. Muitos produtos no processo de compra envolvem atitudes do cliente como ver, cheirar, tocar e sentir os produtos, e nesse momento temos uma chance, do cliente experimentar, e que sensações sejam despertadas para que as chances de efetivar a compra aumentem.
Esse tema é bastante subjetivo, e se não for muito bem planejado, pode levar para um efeito contrário em que o consumidor rejeite o produto. Para que isso não ocorra, o campo de estudo do marketing sensorial visa compreender quais os sentidos que são marcantes para o consumidor e quais estímulos podem ser favoráveis no momento da compra e levar a intenções de compra de fato.
Estudos afirmam que cerca de 83% das informações retidas na memória do consumidor são adquiridas por meio de elementos visuais, incluindo cor, iluminação, design, símbolos e imagens. A loja, seja ela física ou virtual, deve ser um ambiente pensado para despertar sensações no cliente, favoráveis a compra do produto. Nesse viés que surgiram as tendências de criação de uma experiência dentro da loja para aumentar a influência no momento da compra.
Deve existir uma diferença entre a atmosfera pretendida e a percebida, sendo a primeira o conjunto de aspectos sensoriais que o designer deseja colocar na loja, e a segunda varia de acordo com o cliente. Quanto mais eclético, maior será o número de percepções do mesmo.
No mercado de suplementos, por exemplo, vamos imaginar um produto em que o consumidor primeiro se depara com uma embalagem colorida, com rótulo holográfico e, ao abrir, sente um cheiro adocicado que lembra a sua infância, um doce preferido. E ainda por cima ele vê vídeos de pessoas que mostram o antes e depois do consumo desse tipo de suplemento.
Ou seja, primeiro ele é atraído pela aparência, depois pelo olfato e, por fim, pela influência. Caso ele esteja assistindo a um anúncio online e ouve o influencer dizer: “nossa, essa cápsula tem cheirinho de chicletes”, o consumidor ficará curioso, interessado em experimentar a mesma sensação. Acontece muito também com propagandas de whey protein, alguns prometem conter o sabor de chocolates famosos e, ao assistir os influenciadores consumindo o produto, e demonstrando satisfação, automaticamente muitas pessoas vão ver e rever esses anúncios e desejar o mesmo.
Para se obter o efeito desejado no ambiente de loja é necessário que a mesma contenha qualidades sensoriais no espaço como cores, iluminação, música, aromas, texturas e sabores. E se for online, explorar muito das cores, de captações saborosas ou interessantes e que causem curiosidade.
É importante reforçar que o objetivo desse tipo de trabalho deve concentra-se em três ações: chamar a atenção, criar uma mensagem e estabelecer um estado afetivo. Pensar como um todo, e quais sentidos podem ser aflorados, além da visão, do olfato imaginário ou real quando for expor em local físico e o que se ouve a respeito do produto.
Mensagens e sensações são transmitidas por meio das cores. Elas têm a habilidade de provocar ações, comportamentos, reações corporais e psicológicas. Como um elemento sensorial, as cores transmitem mensagens ao consumidor contribuindo como um fator decisivo na hora da compra.
As cores são classificadas em três tipos que são: frias, quentes e acromáticas. As frias como o azul, verde e o violeta possuem ondas curtas e nos dão a sensação de tranquilidade, segurança e conforto, enquanto as cores quentes como vermelho, amarelo e laranja, ao contrário das frias, possuem ondas longas e nos passam a sensação de excitação e prazer, e por último as acromáticas como o preto e o cinza deixam uma mensagem de luxúria e dominância.
Um dos maiores diferenciais da Henriplast é a possibilidade de realizarmos projetos com uma grande variedade de cores em nossos frascos, sem limitar os esforços para desenvolver o produto dos nossos clientes.
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