DIGITAL INFLUENCERS E O MARKETING DE INFLUÊNCIA

No passado, a mídia off como comerciais de TV, que interrompiam os programas que estávamos assistindo, outdoors e panfletos eram as principais apostas para conseguir que um produto decolasse em vendas logo em seu lançamento.

Há muito tempo que as coisas modificaram, e hoje o foco principal tem sido OOH (out of home), que nada mais é do que propagandas em painéis eletrônicos, espalhados pelas ruas, transportes públicos, elevadores, shoppings, além dos influencers que tomaram conta das mídias sociais.

As redes sociais viralizam muito padrões de consumo, tendências, modas e discussões a respeito dos mais diversos temas, tendo em vista, que a publicidade tradicional perdeu muita força e continua perdendo: nos Estados Unidos, 59% dos gestores de marketing confirmam a intenção de aumentar seus orçamentos para incluir neles o marketing de influência.

Este tipo de marketing visa a execução de ações firmadas em parcerias com pessoas que exercem algum tipo de influência ou liderança sobre potenciais clientes nas redes sociais. Sendo assim, é muito importante compreender o seu público já no desenvolvimento dos produtos, entender em qual faixa etária ele se encontra, quais seus interesses, hobbies, dia a dia e desejos. De posse dessas informações, ir atrás de influenciadores que, ao falarem de seus produtos, irão engajar mais e mais pessoas para conhecer, analisar e comprar.

Antes de sair escolhendo um influencer pelo número de seguidores, avalie questões como: qual o grau de influência que ele possui? Sua reputação é positiva perante as redes sociais e a sociedade? Esse influenciador vai usar os produtos, comprar a ideia ou fingir somente que gosta, algo que muitos fazem e que inclusive causa propaganda negativa.

Mesmo quando o conceito de influenciador digital ainda nem existia, o costume de, antes de efetuar uma compra, perguntar a opinião de algum conhecido que tivesse consumido determinado produto era bem comum. E no marketing de influência a lógica é a mesma, quando alguém influencia milhares de pessoas e elas irão comentar, compartilhar sua opinião e percepção a respeito de um determinado produto/serviço.

Os influenciadores fazem sucesso pelo seu perfil natural e de incorporarem informações e opiniões de forma bem pessoal, que transmitem aos seus seguidores uma sensação de segurança e proximidade com os produtos.

Pesquisas apontam que 82% das pessoas tendem a seguir recomendações de Influenciadores digitais, tendo em vista que o marketing de influência está muito mais voltado para a criação de um relacionamento com o público que as marcas buscam atingir.

O mercado da beleza e de cosméticos cresce exponencialmente ano a ano e o uso de influencers é muito relevante para assegurar vendas e conhecimento da marca de forma mais rápida. O grande centro da questão não é o valor pago aos influencers, e sim o oferecimento de produtos que ele considerem como relevantes e interessantes de compartilhar com seu público.

É importante ter sempre em mente que o marketing de influência se baseia em relacionamentos, por isso quanto melhor for sua comunicação com os influenciadores parceiros, melhor para o seu negócio.

Busque autoridades no segmento do seu produto e que irão agregar valor à campanha, que se comprometam e tenham uma rotina de divulgação e uso em seu dia a dia. Faça demonstrações e mostre a evolução que o seu produto proporciona aos consumidores.

Normalmente, os influenciadores digitais conquistam sua audiência por se tornarem autoridade em determinado ramo, de maneira que aquilo que eles falam e fazem é levado em consideração por seus seguidores.

Essa relação de proximidade que é estabelecida entre seguidores e influenciadores gera uma sensação de confiança muito forte por parte do seguidor, em relação àquilo que o influenciador digital está dizendo. E esta vínculo de confiança é o que mais influência no momento da decisão de compra.

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